Tema 27 - Uso das TIC na minha escola: reflexão e ação.

1. Após assistir o vídeo e estudar o texto, faça uma avaliação da sua escola em relação às seguintes diretrizes:
a) Interdisciplinaridade e integração entre os docentes.
b) Metodologia de Projetos de Aprendizagem.
c) Trabalho diversificado de acordo com os perfis diferentes de alunos.
d) Desenvolve e utiliza espaços e ambiente interativos.
e) Protagonismo do aluno na aprendizagem por meio da autoria.
2. Em seguida, responda nas duas últimas colunas da tabela as seguintes perguntas:
a) Qual dos itens avaliados você considera mais crítico na sua escola?
b) Cite uma ação que o PROGETEC pode desenvolver para amenizar ou resolver os aspectos considerados críticos na pergunta anterior.

Sua produção referente ao tema 27 consiste no preenchimento da tabela de acordo com as orientações acima.

Tabela - Uso das TIC na minha Escola.





Interdisciplinaridade e integração
entre os docentes.
Metodologia de Projetos de
Aprendizagem.
Trabalho diversificado de acordo com
os perfis diferentes de alunos.
Desenvolve e utiliza espaços
e ambiente interativos.
Protagonismo do aluno na aprendizagem
por meio da autoria.
-Qual dos itens avaliados você considera mais crítico na sua escola?
-Cite uma ação que o PROGETEC pode desenvolver para amenizar ou resolver os aspectos considerados críticos na pergunta anterior.
Devolutiva do Multiplicador
Escola Estadual Camilo Bonfim/Janaina Silvéria V.França
Há Interdisciplinariedade e integração entre os docentes no desenvolvimento de alguns projetos. Embora as TICs facilitem esse aspecto, os professores reclamam da falta de horários compatíveis entre eles para as trocas de informações.
Nos projetos desenvolvidos na Unidade Escolar são desenvolvidas as seguintes metodologias: leitura, interpretação de textos e gráficos,
pesquisas,confecção de cartazes e maquetes, elaboração de slides, apresentação de seminários e peças teatrais.
Nesse aspecto temos conteúdos diferenciados para os alunos ANEE e aulas de reforço para os alunos com defasagem na aprendizagem.
Alguns professores utilizam em suas aulas ambientes interativos como simuladores, jogos on line, software de aprendizagem (como por exemplo: Kimplot e Geogebra).
Os alunos ainda não são autores, a maioria dos trabalhos feitos on line o aluno copia e cola os textos.
Em nossa escola o ponto mais crítico é a falta do protagonismo do aluno na aprendizagem por meio da autoria.A Oficina Pesquisa Investigativa proporcionou um melhor entendimento dos professores com relação a necessidade do aluno ser investigador e autor de seus trabalhos. .A progetec tem motivado os professores, mostrando os diversos recursos midiáticos disponíveis na escola como também incentivado a inserirem esses recursos em suas práticas pedagógicas. A progetec também irá acompanhar e orientar os trabalhos para que os alunos não realize trabalhos simplesmente copiando e colando o que foi pesquisado
Olá Janaína

As TICs vieram como instrumento facilitador para a aprendizagem, tornando o professor gerenciador destas mídias que poucos alunos sabem utilizá-las de forma adequada e significativa para sua vida escolar.
Creio que com o domínio dos recursos presentes na web, haverá mais abertura por parte dos colegas professores em sua unidade escolar para a interdisciplinaridade, tornando o trabalho mais criativo, e também aplicarão mais o regime de colaboração entre si, pois as TICs como você cita facilita este aspecto, de modo que, com o uso dessas os horários e o espaço passam a ser menos relevantes.
Quanto ao aspecto critico citado por você como o hábito de copiar e colar, sugiro que sempre peça aos professores pesquisas direcionadas com questões norteadoras relevantes, isso levará o aluno a pensar mais e consequentemente aumentará sua capacidade de autoria.


Abraços
Izabel



E E Paulo Eduardo de Souza Firmo Extensão São Pedro/ Simone Rodrigues Selles de Oliveira
Na criação de projetos quando o grupo se organiza todos passam a participar e desenvolver o mesmo atingindo os objetivos anteriormente almejados.
Procuram trabalhar juntos onde cada professor em sua disciplina defende e pede uma produção, para que assim os alunos possam demostrar entendimento de todas dentro de um contexto único. Sendo este desenvolvido e a culminância nas noites culturais.
Propostas de pesquisas em sites dirigidos, elaboração e apresentações de slides, e ou peças teatrais, confecção de comidas e ou objetos que retratem os temas.
Cada professor tem sua forma de exigir e ou avaliar quando os trabalhos são interdisciplinar faz com que o fechamento deste trabalho seja mais amplo mostrando em conjunto a verdadeira compreensão de um todo, em muitas vezes esses projetos interdisciplinares são temas das noites culturais onde são amplos e bem resolvidos com diferentes apresentações e formas de produções para apresentar estes ao público escolar, porem devemos sempre estar atentos para que não se perca o foco pois quando o tema e interdisciplinar existem N direções a serem seguida ressaltando sempre a importância da aprendizagem.
Sim estes trabalhos envolvem toda a escola ambiente e desenvolvimento pois são pesquisados e apresentados com os recursos disponíveis, a todos nas mais diferentes disciplinas e dentro de seus conhecimentos específicos visando melhores produções e atividades individual ou em grupo.
Buscar ideias de acordo com o tema proposto, planejar estratégias para o bom desenvolvimento, criar apresentações áudio visuais, finalizar apresentando e participando das noites culturais.
Autonomia na conclusão e produção da atividade.
A demora na devolução de relatórios, produções, a falta de conhecimento dos alunos em operar o sistema Linux.
Registros com os resultados obtidos nas atividades apresentadas, devolutiva ao aluno, quantificar cada item da apresentação e ou atividade realizada com os recursos.
A elaboração da tabela de dados.
Continuar demostrando e motivando professores e alunos quanto o uso dos recursos registrar e incentivar os trabalhos desenvolvidos e como anteriormente estar proporcionando oportunidades de exposição dos trabalhos, nas noites culturais e ou no dia a dia deixando assim toda a autonomia e autoria para o aluno.
Olá Simone

A integração proporcionada pelas TIC é fundamental para atingirmos os objetivos almejados. Também os trabalhos que são realizados em sua escola de forma interdisciplinar fazem a diferença na aprendizagem dos alunos mostrando a importância do esforço conjunto. Quanto as dificuldades citadas, demora na devolução de relatórios, produções, a falta de conhecimento dos alunos em operar o sistema Linux creio que com as capacitações e o uso frequente desses recursos essa problemática sera minimizada. O importante é não desistir nunca.

Abraços
Izabel
E.E Zumbi dos Palmares/Jaraguari-MS.
PROGETEC/Luzia Bento Soares
Os professores sempre procura integrar constantemente em todos os projetos com a Interdisciplinariedade,este més esta sendo desenvolvido dois projetos em nossa escola, Escola Sustentável e Consciência Negra, onde todos docentes estão envolvidos para alancarem seus objetivos.

Nesta unidade escolar maioria dos projetos são desenvolvidos com

Interdisciplinariedade,

cada professor desenvolve uma etapa e conclui com elaboração de cartazes, teatro, entrevista com a comunidade e ate mesmo comidas tipicas do local.

Alguns caminhos podem ser sugeridos e, a partir deles, o professor poderá criar outros. É importante salientar que nas estratégias sugeridas a ênfase está na importância da comunicação entre os alunos, porque ela favorece a aprendizagem num ambiente em que a troca de experiências é o ponto alto para que ocorra uma aprendizagem significativa partindo da vivência que cada um traz do seu cotidiano.

São desenvolvido e Organizado de acordo com os recursos e o espaço disponíveis na escola, esse tipo de sala favorece o trabalho diversificado. por exemplo, pode-se ter, ao mesmo tempo, alunos jogando um dominó ecológico enquanto outros fazem observações de insetos com uma lupa. Os alunos podem tanto compartilhar descobertas como vivenciar conflitos e discordâncias, buscando acordos mediados pelo professor ou pelos pares. O espaço de aprendizagem é coletivo, podendo ocorrer na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno.

Alguns alunos ainda tem uma certa dificuldade e ate mesmo falta de interesse, mais e ai onde entra professor e progetec, com as devidas orientações, estimulando e ate mesmo criando estrategias que favorecem uma aprendizagem melhor para os alunos

Na nossa escola a maior dificuldade e a falta de interesse do aluno,mais e eles gostam muito de jogos on-line e educativos como por exemplo: site educativos escolavar onde envolvem todas as disciplinas, trabalhamos também com roteiro de atividades e atividades diferenciada como gráficos, Excel e paint, progetec e professor tem que trabalhar em conjunto orientando e auxiliando um ao outro para dar suporte aos alunos em atividades diferenciadas,na

Oficina Pesquisa Investigativa com o Uso do Facebook professores e alunos obteve um excelente resultado em trabalhos feito no mesmo, onde professores criou grupos de alunos dentro do Facebook com perguntas e respostas, foi uma oficina que alcançou um bom desenvolvimento entre professor e aluno no ensino e aprendizagem.

Olá, Luzia!

É muito bom saber que na sua escola os projetos já acontecem de forma integrada e os professores já vem incentivando o uso das tecnologias nestes, porém enfatizo que seu trabalho é realmente de tentar despertar nos professores o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem e fazer do aluno autor, mesmo que se inicie bem de vagar, em projetos ou atividades. Acredito também,ser de extrema importância que o PROGETEC participe e dê sugestões nos projetos desenvolvidos pelos professores, pois vocês já têm uma visão muito mais ampla dos usos das tecnologias e de propiciar autoria, para poder ajudá-los, mesmo que se tenha menos projetos, mas que sejam muito bem trabalhados. Com tudo isto sendo posto em prática, acredito que o interesse do aluno nas aulas aumentarão
Prof. Mercedes
E.E. Abadia Faustino Inácio / Allan Carvalho Rocha
A interdisciplinaridade e a integração entre os docentes acontecem principalmente no desenvolvimento de projetos e programas durante o ano na escola, um exemplo foi o Programa Agrinho, onde os professores em conjunto com os colegas trabalharam temas como preconceito e diversidade.

A maioria dos projetos de Aprendizagem já foram concluídos durante o ano, alguns dos principais são:

Projeto Carrinho de Leitura; Projeto Decifrando a Matemática; Projeto Valores;
Projeto de Intervenção Pedagógica – Língua Portuguesa e Matemática.
Durante todo o ano letivo os professores trabalham com diversos perfis de estudantes, seguindo essa questão a coordenação e direção junto dos professores desenvolvem atividades e projetos diferenciados para acolher da melhor forma possível todos os alunos que freqüentam este espaço.
Além dos recursos midiáticos já utilizados no dia a dia da escola, com os cursos e oficinas oferecidos pelo NTE durante este ano os professores começaram a trabalhar o Jornal Online e principalmente o Ambiente Moodle que levam o aluno a trabalhar sendo o autor e desenvolver melhor as atividades na STE.
Todas as atividades, principalmente aquelas desenvolvidas na STE devem ter o aluno como autor da atividade, esse é o foco que deve ser planejado nos projetos e programas da escola. Nossa escola vem trabalhando para atingir esses objetivos, um exemplo de atividade que vem sendo trabalhada é o Jornal Online onde os alunos pesquisam e desenvolvem questões e criam as próprias páginas. Após isso eles fazem as publicações no jornal da escola.
a- Apesar do desenvolvimento das atividades, trabalhar com os ambientes interativos é a questão que os professores enfrentam as maiores dificuldades, pelo fato da internet não funcionar, esses ambientes como Google Sites e Moodle necessitam do uso da internet e durante várias semanas nossa internet, assim como toda a internet da cidade não funciona e quando tem acesso trava e não carrega as páginas. Os professores aceitaram muito bem os cursos e quando levam os alunos e a internet não funciona acaba causando um desinteresse e os alunos deixam de participar pois é extremamente importante este problema.

b-
A principal ação que estamos desenvolvendo na escola é durante a hora atividade dos professores, a postagem dos conteúdos com antecedência para evitar os travamentos da internet, a principal mudança que deu resultado foi modificar o plano de aula, com aquelas atividades do ambiente moodle que contém vídeos e recursos pesados os professores pesquisam os temas com antecedência e passam ao progetec que faz o download e disponibiliza os vídeos. Os professores apresentam os vídeos e filmes nas TVs da sala, após isso levam os alunos na STE para resolver os questionários, esse sistema evita travamentos na internet, podendo assim ser finalizadas as atividades e questionários.
Olá Allan ==== ====

Buscar ideias novas romper barreiras essa é a chave, vejo que vocês estão no caminho, pois apesar de todas as dificuldades encontradas com relação ao uso da internet vocês tem conseguido desenvolver um bom trabalho, otimizando os recursos disponíveis.==== ====

Abraços==== ====
Izabel
Escola Estadual “Paulo Eduardo de Souza Firmo” / Márcio Francisco Reis dos Santos
Os professores têm bastantes projetos em conjunto. Por exemplo, no dia 20 deste mês de Novembro, estaremos realizando o projeto pedagógico cultural “Noite Nordestina” em nossa escola, onde todos os professores direcionam o conteúdo de suas disciplinas para os aspectos relevantes do nordeste brasileiro, adequando suas aulas ao tema escolhido com o seguinte roteiro proposto: Português, Produção Interativa e Língua Estrageira Moderna/Espanhol (literatura nordestina, danças, músicas), Matemática e Raciocinio Lógico (gráfico e estátisticas), História (A Invenção do Nordeste), Geografia (Aspectos Físico e Humanos), Biologia (Aspectos Vegetacionais e Genética), Física (calor, efeito estufa, energia eólica), Artes (cultura popular), Química (solo, chuva, água), Sociologia (Questões sociais), Filosofia (crença,religião, política) TVT (culinaria, artesanato), Educação Física (dança, capoeira e teatro).
Mais uma vez citando o projeto “Noite Nordestina”, os professores procuram valorizar as aptidões individuais dos alunos bem como incentivar o trabalho colaborativo em equipe entre os alunos dentro de cada tarefa a ser executada.
Procuramos incentivar a participação dos alunos em todas atividades, sempre respeitando as preferências, limitações e potenciais de cada aluno. Aqueles que não têm interesse em participar da execução, são incentivados a participarem pesquisando, confeccionando materiais, documentando (filmando, fotografando) e dando algum tipo de suporte à realização do projeto.
Os alunos são incentivados a utilizarem suas redes sociais (facebook, instagram, blog) para divulgar e convocar a comunidade a participar e prestigiar os projetos de aprendizagem.
O protagonismo do aluno se dá tanto na montagem e adaptação dos projetos, como na execução. Também há incentivo ao registro e publicação dos vídeos e slides no youtube, o que não deixa de ter peso autoral dos alunos.
Quando não trabalhamos com projetos de aprendizagem culturais educacionais, percebo certa dificuldade de se integrar alguns professores e alguns alunos ao uso de certos recursos tecnológicos, devido à falta de conhecimento e até certa relutância por parte deles.
Uma medida que certamente amenizaria tais problemas que enfrentamos é o incentivo à participação dos docentes e gestores em projetos de inclusão digital como o curso de introdução à educação digital E-proinfo e outros do gênero. Como colaborador do curso E-proinfo, eu busco estar atualizado no uso das ferramentas tecnológicas que temos à disposição para poder repassar tais conhecimentos aos participantes com a finalidade de que eles incorporem a tecnologia ao seu fazer pedagógico.
Olá Marcio

Trabalho colaborativo e com os ambientes interativos é a uma das ações transformadoras que otimizam a busca por conhecimento, e podem minimizar este ponto que você citou como crítico onde professores enfrentam as maiores dificuldades, tanto o fato da internet não funcionar como também a falta de domínio das ferramentas. Voces estao no caminho

Abraços
Izabel
E.E. Joaquim Malaquias da Silva
Essa interação em nossa escola acontece mais nos anos iniciais por razão de conversarem mais sobre situações do cotidiano de seus trabalhos e assim trabalhando muito com os professores das disciplinas de Educação Física, Arte, TVT (Terra Vida e Trabalho) e Prod. Interativa acontecendo trabalhos grandiosos na leitura, produções de obras e aulas de campo. Percebo que os profissionais das séries iniciais dialogam mais cobrando mais ações dos outros professores que entram em suas turmas nas quais são regente, essa interação de certa forma se da por cumprirem suas horas atividades no mesmo período no qual tem suas aulas.
Já os professores do 6 ano do Ensino Fundamental ao 3 ano do Ensino Médio também conversão e trabalham a interdisciplinaridade, mais pela correria e o quantitativo de aula desses profissionais se concentrarem no período vespertino tem pouco tempo para se comunicarem entre si sobre situações que estão sendo trabalhadas. O trabalho de interação e interdisciplinaridade desses professores acontecem em forma de projetos.
Os projetos em nossa escola são desenvolvidos de maneira a utilizar os recursos disponibilizados pela instituição e ainda percebo que alguns professores no desenvolvimento de seus projetos buscam ate certo tipo de patrocínio ou até mesmo financiam as próprias lembrancinhas a serem entregues no final de uma ação (palestra, socialização). Particularmente posso dizer com certeza que os trabalhos desenvolvidos pelos meus colegas de trabalho são excelentes, devido a nossa logística como, por exemplo, achar alguma pessoa especialista para falar de certo assunto os próprios colegas se capacitam e tentam desenvolver o assunto da melhor maneira possível.
Os projetos são desenvolvidos com uma turma única ou contemplando todas as turmas de maneira conscientizadora e esclarecedora.
Este tipo de trabalho é feito mais intensivamente com os alunos que apresentaram laudo de alguma deficiência avaliado pela junta de professores que compõem a equipe de Assistência Educacional Especial.
Tendo esse laudo os professores trabalham juntamente com os técnicos de acordo com os perfis de cada aluno.
Já em geral os professores sempre trazem uma atenção mais especial a cada um dos alunos conhecendo suas dificuldades e seus limites.
Bom os profissionais de nossa escola sempre tentam trabalhar de modo diferenciado e em ambientes interativos. Mais esse trabalho se consiste nos anos finais com algumas interações com mensagem aos alunos nas redes sociais ou em mensagem em grupos formados pelos professores.


Podemos considerar pobre o trabalho com o ambiente interativo na nossa escola mais o grande limitador não são os profissionais mais sim a logística encontrada no local sem acesso a sinal de celular de qualquer operadora e com acesso a rede de internet somente na escola a qual se encontra com velocidade baixíssima 512 kbps. Dessa maneira não da para desenvolver ações com ambiente interativo mesmo com boa vontade dos professores e muito mais vontade dos alunos, mais sempre que podemos incluímos alguma ação.
Bom esse trabalho esta acontecendo de maneira inclusiva ainda, muitas vezes por razão dos professores que para acontecer esse modelo de aprendizagem tem que haver uma mudança por parte deles onde encontramos algumas barreiras por ter que sair da sua área de conforto e inovar suas metodologias.
Percebo que maioria dos alunos quando se encontram em uma aula que é trabalhado a autoria os discentes se interessam mais e assim se tornam protagonistas.
“Desenvolve e utiliza espaços e ambiente interativos”. Essa ação deixa muito a desejar, desse modo para amenizar esse déficit pensei em focar os espaços e ambientes em um só. Há um facebook criado para nossa escola, nessa rede social penso em criar grupos divididos em disciplinas onde os gerenciadores desses grupos no facebook são os próprios professores da disciplina. Tenho certeza que mesmo com o acesso limitado por parte dos alunos a rede de internet um ou outro tem esse ingresso, sendo assim eles se comunicam e trocas informações dessa maneira fazendo uma “rede escolar de recados e sabere

Olá Alessandro.

O trabalho de interação e interdisciplinaridade entre os professores pode ser melhorada e muito com o incentivo ao uso das TICs pois elas facilitam esse aspecto, deixando de existir falta de horários compatíveis entre eles para as trocas de informações essa sua ideia de troca usando o Facebook é bastante válida. Realmente a falta de internet dificulta, uma a equipe bastante criativa e integrada pode amenizar um pouco o problema.

Abraços

Izabel

Escola Estadual Antônio Valadares /PROGETEC MARCOS VALTER
Os professores sempre procuram ficar integrados em todos os projetos com a Interdisciplinariedade, exemplo a feira do conhecimento, as participações de teatro para a interação entre os alunos. onde todos docentes estão envolvidos para alancarem seus objetivos
Nesta unidade escolar maioria dos projetos são desenvolvidos com Interdisciplinariedade, onde cada professor desenvolve uma etapa e conclui com a apresentação cultural e entrevista com a comunidade sempre feito em um evento no centro cultural Ramez Tebet
O professor tem sua forma de exigir e ou avaliar. Quando tratamos de trabalhos interdisciplinar , é feito uma planilha com critérios básicos a serem seguidos mostrando em conjunto a verdadeira compreensão de um todo, em muitas vezes esses projetos interdisciplinares são temas das noites culturais onde são amplos e bem resolvidos com diferentes apresentações e formas de produções para apresentar estes ao público escolar, porem devemos sempre estar atentos para que não se perca o foco pois quando o tema e interdisciplinar existem varias direções a serem seguida ressaltando sempre a importância da aprendizagem.
Sim, os ambientes de interação com o meio cultural envolve os alunos e professores. Utilizando de pesquisa,, troca de experiencias divulgação de trabalhos, em redes sociais, troca de informação em blogs.Quando inicia se qualquer projeto na escola passa pela pesquisa e interação; Utilizam a STE, data show, caixa de som microfone filmadora, maquina fotográfica digital, Telão, applets e principalmente a intenet.
O professor busca sempre o protagonismo do aluno na montagem e adaptação dos projetos, como na execução através de orientações, sugestões e desenvolvendo critérios com o objetivo da ação . Também há incentivo ao registro e publicação dos vídeos e slides no YouTube e apresentado para a turma com o uso do data show, A autonomia de produção através de temas é que arante a autoria do aluno.
Item 2
A elaboração por escrito dos projetos muitos são propostos e os professores embarcam no projeto sem registro tudo vai sendo complementado no decorrer do projetosendo difícil muitas vezes preparar os recursos tecnológicos e a divulgação no portal entre outros.Se a coordenação cobrar de forma que o projeto só inicie depois da autorização da coordenação e sua divulgação para o corpo docente da escola para complemento , e o professor sentar em sua PL junto do progetc para rascunhar alterações do projeto e juntos definir ações para divulgação e prazos para cada etapa; para poder haver a reserva da ste e os outros recursos sem prejudicar os outros professores na sua rotina .
Olá, Marcos!

Que bom que na sua escola os projetos não tem dificuldade na questão da integração e os professores já vem incentivando o uso das tecnologias nestes, porém enfatizo que seu trabalho é realmente de tentar despertar nos professores o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem e fazer do aluno autor, mesmo que se inicie bem de vagar, em projetos ou atividades. Acredito também,ser de extrema importância que o PROGETEC participe e dê sugestões nos projetos desenvolvidos pelos professores, pois vocês já têm uma visão muito mais ampla dos usos das tecnologias e de propiciar autoria, para poder ajudá-los, mesmo que se tenha menos projetos, mas que sejam muito bem trabalhados.
Prof. Mercedes
E.E.JOSÉ ALVES QUITO/Geovani Vilela
Sim, diversos docente elaboram projetos que integram diferentes disciplinas , acontecendo assim a interdisciplinaridade .
A nossa escola busca desenvolver Projetos que envolvam a sociedade, uns dos mais recentes foi o “ Varal Literário” que envolveu também diversas disciplinas, postado no facebook da escola.
Com certeza, nós temos Sala de Recursos, onde a mesma dar um suporte a mais aos nossos alunos com dificuldade na aprendizagem, ensinado de lúdica.
Há uma professora que , trabalha com o site de livros digitais, onde os alunos, ao final de sua leitura , escreve o que entendeu, fazendo assim a sua contribuição, também o facebook da escola,é um espaço pra expor as atividades desenvolvidas na escola pelos e professores.
Por enquanto os nossos alunos são meramente analistas de informações e não autores.
Falta de Protagonismo de nossos alunos eles não querem produzir, só querem achar tudo pronto na internet, copiando e colando.Eu como Progetec, tenho orientado os professores que não aceitem os alunos a fazerem cópias na integra , mas sim produzir a partir da leitura (pesquisa)tornando assim autores .
Olá Geovani,
Promover aulas mais interativas e menos expositivas possibilita e favorece autoria. É muito importante que o professor também seja autor para assim desenvolver esta habilidade com seus alunos.O trabalho com projetos de aprendizagens onde os alunos sejam estimulados a desenvolverem atividades como autores pode ajudar.
Profª Marília
EESADA
Progetec
Profª Carseléia Gracioli
Há muita integração e interdisciplinariedade entre os docentes da minha escola.
A metodologia de Projetos de Aprendizagem funciona muito bem, com cada vez há mais professores interessados em desenvolver projetos que valorizam todas as etapas do conhecimento.
Conforme o tipo de ensino (regular, eja e cursos técnicos) e o perfil do estudante os trabalhos são diversificados.
Sempre que possível espaços e ambientes interativos em redes diferentes são utilizados.
Os estudantes se sentem envolvidos nos projetos favorecendo a autonomia e criatividade, melhorando assim o aprendizado.
Vejo uma grande evolução quanto às dimensões do uso pedagógico das TIC's na minha escola. Como Progetec acredito e incentivo todo esse conhecimento digital que favorece e muito em todos os sentidos - grupo gestor, professores e alunos: flexibilidade nos planejamentos, uso de espaços interativos, favorecimento da autonomia criatividade, protagonismo, autoria, horizontalização das relações, aprendizado significativo.
Olá Carseléia Gracioli
A integração entre os professores é fundamental para coesão no trabalho com os alunos favorecendo assim um aprendizado mais significativo, questões relativas ao perfil do aluno, podem ser dirimidas com maior facilidade e rapidez. Me alegra o bom desempenho que as TICs tem proporcionado em sua unidade.
Prof. Izabel
E.E.Leontino Alves de Oliveira- Progetec: Elizangela Maria.
Nesta unidade escolar, procuramos sempre otimizar a interdisciplinaridade. Na maioria das vezes conseguimos alcançar este objetivo, existe professores que tem mais facilidade para trabalhar desta forma e outros não. Percebo que quando determinado projeto é idealizado por um professor ou grupo, os demais acham que é só aquele grupo que deve liderar como se as ações não fossem da escola e o público alvo o mesmo que é o aluno. Este é um ponto fraco desta instituição e deve ser melhor trabalhado para termos mais participação e envolvimento.
No início do ano letivo fazemos uma reunião onde observamos o calendário escolar e procuramos definir alguns temas para projetos e eventos do ano.Neste ano trabalhamos com o "Projeto meio Ambiente no Contexto Escolar",Folclore e o VIII- Sarau Literário.
Os professores fazem uso de muitos recursos que a escola disponibilizam para trabalharem as aulas e os resultados são: debates e pesquisas, produção de textos, maquetes, gravações, power point, vídeos, participação em teatros e poesias, produção de cartazes.
Existe também o envolvimento de profissionais de outras áreas para palestras relacionadas aos temas dos projetos.

Percebo que os professores muitas vezes se perdem em relação a datas e organizações das aulas para encaixarem as ações e isto na maioria das vezes compromete o resultado mesmo quando existe um acompanhamento das ações.
Os professores procuram desenvolver os conteúdos de maneira que contemple a aprendizagem a todos e de acordo com os diferentes perfis e dificuldades ocorre um acompanhamento mais próximo com maior atenção e mudança na forma de ensinar. A equipe pedagógica procura sempre conversar sobre as dificuldades e os professores entre si dão sugestões para facilitar a aprendizagem.
Além dos recursos midiáticos os professores utilizam ambientes como o pátio, sala de leitura,participações em eventos extras, passeios na cidade e fora para oportunizar melhor aprendizagem e interação.
O potencial dos nossos alunos é muito grande, percebo isto quando os professores de Língua Portuguesa e Produção Interativa pedem a criação de textos. As produções são muito boas. Mas observo que a maioria dos professores de outras disciplinas ainda tem dificuldade em estimular o aluno a produzir, talvez porque este obstáculo esteja no professor e isto reflete no aluno.
Quando se trata de pesquisa são poucos os professores que pedem o entendimento do aluno diante de determinado assunto, ainda existe o contentamento com o "copia e cola". Mas estamos caminhando por meio de diálogo e tentativas.
Para o aluno se sentir estimulado a fazer algo o professor deve transmitir este desejo a ele, desta forma quando agenda uma aula que utilizará qualquer recurso midiático o professor deve estar preparado e ciente do objetivo que deseja alcançar.
Ainda percebo que muitos professores não estão comprometidos com as tecnologias e uso correto das mesmas como forma de ensinar e tais atitudes desestimulam alguns profissionais e mais ainda o aluno.
Mesmo esta situação sendo um entrave, já consegui como Progetec, juntamente com o auxílio da coordenação pedagógica e do NTE- Regional, avanços com nossa equipe estou sempre orientando e participando das ações dos projetos com os professores, acompanhando alguns momentos de planejamentos e atendendo as solicitações consegui ganhar a confiança dos professores e fazerem alguns arriscarem mais com as potencialidade próprias e dos alunos.
Sempre procuro mostrar a nossa equipe que estou aqui presente para auxiliar, aprender e ensinar independente do grau de dificuldade que cada um possua.
Olá Elisângela!
O estabelecimento de um vínculo com os professores é fundamental para o trabalho do PROGETEC e, como consequência, para o sucesso do uso das tecnologias digitais na escola. É importante você mencionar esse fato como uma ação sua para enfrentar o problema da resistência e do tradicionalismo de alguns professores! Um ponto que penso também ser importante na sua escola é a realização dos dois projetos que de fato integram os recursos tecnológicos ao conteúdo curricular por meio da metodologia de projetos de aprendizagem. É uma prova de que é importante focar em poucos projetos, mas que sejam bem desenvolvidos, para obter sucesso a partir dessa metodologia que estimula a autoria dos alunos e professores. Vamos em frente!
Prof. Dirce
Escola Estadual José Serafim Ribeiro
PROGETEC - RONAN IVO DE SOUZA
A escola possibilita aos professores trabalharem Interdisciplinariedade integrando os docentes no desenvolvimento de projetos em áreas afins com muita facilidade. As maiores dificuldades estão nas áreas distintas, onde estamos tentando quebrar essas barreiras por meio de projetos com usos TICs. A falta de um horário compatível para integração dos planejamentos de áreas distinta é feito com uma ponte entre os professores pelo PROGETEC,.
Nos projetos desenvolvidos na Unidade Escolar são desenvolvidas as seguintes metodologias: leitura, interpretação de textos ,gráficos,releitura de obras, produção de texto,maquete, cartaz,peças teatrais etc. As atividade visam autonomia e autoria dos educandos que são publicados no Facebook, blog.
Os alunos são acompanhados pelo noesp e o professor titular prepara conteúdos diferenciados para os alunos ANEE . As aulas de reforço para os alunos com defasagem na aprendizagem ocorre no turno contrário ao estudado
Os professores utilizam em suas aulas ambientes interativos como simuladores, jogos online, software de aprendizagem (como por exemplo: Kimplot , Geogebra). Blog e facebook, ludo educativo entre outros.
Os alunos ainda não são autores, a maioria dos trabalhos feitos on line o aluno copia e cola os textos com apresentação de seminários. Porém estamos inciando trabalho visando autoria após a realização da oficina pesquisa investigava.
Em primeiro lugar a falta de manutenção das maquinas da STE no segundo vários semestre chamados foram abertos sem o retorno do suporte técnico .Em segundo a resistência de alguns professores que acham somente quadro e giz é suficiente para uma boa aula sobretudo nas áreas de matemática. Diante desta situação PROGETEC acompanha e orienta sugerindo uso dos recursos midiáticos mais adequado para atividade que professor pretende desenvolver e se encarrega de divulgar no jornal,no Facebook e no blog as atividades realizadas.
Olá, Ronan!

A questão da integração da escola em projetos comuns, realmente não é muito fácil, levando em conta as muitas dificuldades, a questão da falta de manutenção, eu sei que também é muito frustrante, porém enfatizo que seu trabalho é realmente de tentar despertar nos professores o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem e fazer do aluno autor, mesmo que se inicie bem de vagar, em projetos ou atividades. Acredito também ser de extrema importância que o PROGETEC participe e dê sugestões nos projetos desenvolvidos pelos professores, pois vocês já têm uma visão muito mais ampla dos usos das tecnologias e de propiciar autoria, para poder ajudá-los.
Prof. Mercedes
ESCOLA PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO - EXTENSÃO JIBOIA
Progetec Madalena Neves
Há interdisciplinaridade e integração, nos projetos que realizamos.
Falando de nossa realidade, os professores mantém um trabalho de interdisciplinaridade onde, o professor de TVT no seu projeto integra as demais disciplinas, envolvendo outros docentes. Temos o projeto poesia, o qual, integramos todas as disciplinas. Todos estão com um objetivo em comum.
Tendo em vista que vivemos na zona rural, procuramos realizar projetos voltados para a realidade, porém não deixamos de contextualizar
Usamos também a
leitura, interpretação de textos e gráficos,
pesquisas,confecção de cartazes e maquetes, elaboração de slides, apresentação de seminários e peças teatrais, danças,declamação de poesias..
Aqui, os professores estão começando a compreender que o importante não é apenas o aluno fazer uma pesquisa e não dar um feedback, mas buscar autoria nos seus escritos.
O professor tem diversos recursos que podem tornar suas aulas atrativas, e não somente isto, relevantes a ponto de tornar a pesquisa uma experiência duradora. Temos como exemplo o relato da nossa professora de biologia, Magali, que diz: “ falei diversas aulas sobre células na sala de aula, porém quando os mesmo fizeram suas pesquisas na STE e puderam visualizar uma célula, conseguiram reproduzi-las materialmente.” Umas de chicletes, jujubas etc.
Outra experiência foi sobre a aula de tipagem sanguínea quando os mesmos fizeram-na, coletando sangue e identificando-as. Utilizaram a pesquisa na internet, registro em fotos e filmagem. Com certeza: “afirma a professora, levarão esta experiência para o resto de sua vida e sempre saberão o que é e como chegarão a tal resultado”.
São diversas experiências que saem da aula expositiva para aulas mais participativas e que contemplam não somente os conteúdo mais a vida. Porém não são todos os professores que querem esta integração, e infelizmente continuam lutando contra o óbvio, que é a utilização da tecnologia.
Desenvolvemos alguns momentos em que os alunos tem momento de interatividade. Temos na rede social, o facebook, onde os mesmos se interagem e postando sua opinião sobre eventos ocorridos na escola. Em alguns casos temos professores mantém grupos de estudo pelo whatsapp
O momento é de reflexão e avaliação sobre a práxis da tecnologia em sala de aula e quanto tem gerado um espírito crítico e inovador para os alunos.
Apropriar-se das novas tecnologias é uma tarefa que exigirá do professor uma integração maior com o novo, novas metodologias e quebra de paradigmas.
Os nossos alunos estão iniciando neste processo de pesquisa e elaboaração de seus trabalhos devagar, mas já é o inicio para a autoria.
Foi um processo de conquista até mesmo na estruturação da STE. Todos empanharam para que a mesma estive ativa.
Isto torna a esperança de que cada professor esteja comprometido com um ensino de qualidade usufrindo dos recursos existentes na escola.
O ponto mais crítico é a necessidade dos próprios alunos fazerem pesquisas cada vez mais inovadoras e que traga sua própria crítica. Pois alguns ainda ficam na atividade de copiar e colar. acredito que assim como já está acontecendo, devemos levar tanto o professor como o aluno a assimilar a concepção de que são capazes de produzirem seus próprios textos.
Pois não importa quais são os recursos tecnológicos, basta que todos sejam motivados,capacitados e incentivados.
A conclusão que faço é que a tecnologia veio como instrumento facilitador para a aprendizagem, sem descartar o professor, pelo contrário, tornando-o o gerenciador destas mídias que poucos sabem utilizá-las de forma adequada e significativa para o aluno.
Olá Madalena


Fico feliz em saber que em sua escola os professores se preocupam em elaborar projetos voltados para a realidade, não deixando de contextualizar os conteúdos, quanto a integração sempre temos professores que não querem e infelizmente continuam lutando contra o óbvio, que é a utilização da tecnologia, mas creio que num futuro próximo todos terão as tecnologias integradas ao seu cotidiano escolar, tornando assim seu trabalho e a produção dos alunos mais criativos.

Quanto ao aspecto critico citado por você como o hábito de copiar e colar, sugiro que sempre peça aos professores pesquisas direcionadas com questões norteadoras relevantes, isso levará o aluno a pensar mais e consequentemente aumentará sua capacidade de autoria.


Abraços


Izabel
E.E.DrºJoão Ponce de Arruda
Progetec: Rita Elaine de Paula
Nesta unidade escolar os projetos a serem trabalhados são definidos todo inicio de ano, sendo que a maioria envolve todas as disciplinas. Neste mês de novembro estamos trabalhando com o Projeto Feira Literária.

Alguns professores trabalham em conjunto e outros individualmente, utilizando os recursos existentes na escola, como as tecnologias, cartazes, produzindo teatros, músicas, poesias, slides, etc.Tudo que é produzido pelos alunos é exposto e apresentado no dia da culminância do projeto.
Todo o trabalho é desenvolvido de acordo com os alunos de cada sala, tendo sempre em vista as dificuldades e procurando sempre arrumar métodos e soluções diferentes para que todos participem ou de uma forma ou de outra sem distinção.
Sim, os professores utilizam todo espaço físico existente na escola, como pátio, quadras de esporte, biblioteca, sala de vídeo, sala de tecnologia, pátio cívico entre outros. A interação ocorre também através do facebook da escola, do blog, do ambiente moodle, e-mails e temos alguns professores possuem grupos no whatsApp.
A maioria dos alunos em nossa escola são autores de seus trabalhos, como teatros, músicas, pintura de telas, apresentação de slides, criação de paródias. Sempre tendo o professor como orientador.São poucos os alunos que tem resistência em participar.
Uma dificuldade é o uso das tecnologias, porque nem sempre a internet ajuda na hora de pesquisar ou entrar em um site interativo, desta forma o professor não consegue atingir o objetivo esperado.
Procuro estar sempre presente auxiliando os professores com algumas sugestões, como por exemplo salvar o conteúdo e mostrar em forma de slide, caso a internet não funcione.
Bom dia Rita,
a interação e autoria favorece muito a aprendizagem de nossos alunos.Que bom que já vem acontecendo na sua escola com frequência. A internet nem sempre é a que esperemos mas temos que ter sempre opções para que as aulas aconteçam da melhor forma possível. A metodologia de projetos que já utilizam faz toda a diferença na aprendizagem dos alunos.
Profª Marilia
E.E. Miguel Sutil
Progetec: Marli Borges da Costa
Podemos observar a interdisciplinaridade e a integração entre os docentes durante a elaboração e execução dos projetos realizados na escola, pois é nesse momento que eles se unem com o objetivo de executar os projetos da melhor maneira possível. Os professores sempre estão compartilhando os objetivos atingidos e questionando o que faltou, fazendo assim uma troca de suas experiências; com o Programa Agrinho essa interação aumentou ainda mais.
Os professores estão buscando cada vez mais inserir em suas metodologias as tecnologias existentes na escola sejam as novas tecnologias ou as tradicionais e aos poucos os projetos estão se tornando mais interessantes e significativos para os alunos. É muito importante que os professores usem esses recursos; pois os alunos tem uma vontade e um interesse muito grande sobre como usar essas tecnologias e assim eles poderão aprender a utilizá-las de forma adequada.
Os trabalhos são diversificados de acordo com a necessidade de cada aluno e as tecnologias são desenvolvidas dentro dessas necessidades. Os professores desenvolvem atividades e projetos diferenciados, analisam a melhor forma de inserir as tecnologias nos projetos, buscando sempre atender o interesse do aluno e analisando a qualidade do que está sendo ensinado.
Os professores através da internet estão sempre levando o aluno a descobrir o mundo através das tecnologias e mostrando que seu uso não é apenas para pesquisar, digitar e assistir filmes, mas ensinando o aluno a criar e desenvolver seu senso crítico.
No vídeo do nosso tema de estudo, temos a seguinte fala: “ Não temos desculpa para continuar ensinando como nos anos 60, a tecnologia esta aí, temos que usar, inovar”. Vejo que após os cursos e oficinas do NTE, os professores estão fazendo mais uso das tecnologias em seus planejamentos, estão ensinando aos alunos a produzirem e não apenas a copiarem, mas vejo também que esse trabalho se torna lento, pois nem todos os alunos sabem digitar e inserir os sinais de pontuação, devido não ter feito aula de informática e não conhecerem muito o programa Linux.
A falta de conhecimento dos alunos em digitar e por não terem o total domínio sobre o programa Linux.Acredito que seja possível desenvolver junto com a coordenação e professores um projeto onde eu ensine os alunos a usarem os computadores de forma correta e a conhecerem o sistema Linux.
Olá Marli

Fico feliz em saber que os professores tem momento que eles se unem com o objetivo de executar os projetos da melhor maneira possível e que planejam de acordo com a necessidade de cada aluno usando as tecnologias desenvolvem atividades e projetos diferenciados, isso ensina aos alunos tanto com exemplo como a prática o trabalho em equipe auxiliando os a desenvolverem seu senso senso crítico.
Quanto á dificuldade apresentada no uso do sistema Linux citado como ponto crítico creio que o tempo e a prática amenizam ou sanam essa dificuldade e também sua ideia de um curso para os alunos é bastante aplicável. Converse com sua equipe e mãos á obra
abraços
Izabel
E.E. João Ribeiro Guimarães
PROGETEC: Eliane Neves
Na escola onde estou como PROGETEC à interdisciplinaridade e a integração ainda acontece de forma tímida sendo um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas não é sempre que mediante o trabalho/projeto realizado isso ocorre. Entretanto observo que sempre que há possibilidade os docentes tentam trabalhar em conjunto de forma a abranger as disciplinas afins.
As metodologias previstas nos projetos da escola são através de vídeos, palestras, pesquisas online e off-line, entrevistas, etc. Que resulta em peças de teatros, poesias, ilustrações, confecção de gibis, etc.

.
Projeto de reforço escolar para os anos iniciais ( 1º ao 3º) no ano de 2015.
Projetos que visam o vestibular, o ENEM e o ingresso em uma universidade.
O ambiente Moodle que está sendo usado pela escola do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino médio é um dos meios que os regentes interagem com os alunos mediante fóruns, wikis, etc.
O uso de aulas do Portal do professor, Domínio público e vídeos da TV Escola.

Além da interação entre docente e discente através do Whatsapp, Facebook e Blog.
O aluno como autor vem crescendo na escola e com a realização das oficinas, cursos e formação continuada, norteia o docente a valorizar mais em suas aulas a autonomia do aluno. Um dos pontos positivos na escola é o ambiente Moodle que possibilita muito a autoria dos alunos, motivando-os a escrever bem.
Falta de manutenção técnica. O querer usar e não poder é frustrante. Máquinas muito antigas, internet lenta, ar estragado e não há verba para sanar esses contratempos. Para a realização das atividades das Oficinas realizadas na escola foi preciso levar ventiladores de casa para a STE. Professores e alunos querendo usar e não dava devido ao imenso calor. Aulas de projetos para serem executadas e não foi possível concluí-las. Algumas puderam ser adaptadas outras não.
Minha ação foi e será o de incentivar/ Auxiliar o agendamento, incentivar o uso das tecnologias mesmo estando com o Ar Condicionado da STE, Data Show, Projetor Multimídia e a lousa digital, estragados. Mostrar aos regentes que há alternativas, como o uso dos tablets e até celulares dos alunos, que quando a aula não tem como ser adiada levamos ventiladores e a aula acontece. Uma das coisas que fizemos em equipe é a venda de uma rifa para o conserto do Ar Condicionado, prêmio conseguido pela escola. Assim creio que o interesse dos alunos e professores estará presente, pois mesmo com as dificuldades não devemos nos abater. É difícil, mas não impossível.
Olá, Eliane!

A questão da integração da escola em projetos comuns, realmente não é muito fácil, levando em conta as muitas dificuldades, fico feliz em ver em seus relatos e em meu acompanhamento à escola que os professores já estão no caminho de um trabalho adequado propiciando aos alunos atividades diferenciadas e autoria, porém enfatizo que seu trabalho, como você mesmo relata, é realmente de tentar despertar nos professores o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem, em projetos ou atividades. Acredito também ser de extrema importância que o PROGETEC participe e dê sugestões nos projetos desenvolvidos pelos professores, pois vocês já têm uma visão muito mais ampla dos usos das tecnologias e de propiciar autoria, para poder ajudá-los.
Prof. Mercedes

EE Ernesto Solon Borges

PROGETEC: Raul Nunes

A Interdisciplinaridade existe na EE Ernresto Solon Borges em projetos de longo prazo. A integração é mais visível apenas nas áreas afins. Em uma escola que trabalha em 3 períodos e com um grupo de docentes que as vezes atuam em 3 ou mais escolas diferentes, a integração fica um pouco difícil.
A aprendizagem baseada em projeto de aprendizagem é uma abordagem pedagógica de caráter ativo que enfatiza as atividades de projeto e tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Baseia-se sobre a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade.==O resultado só será possível, se houver um comprometimento de todos os setores da unidade escolar.==

O trabalho diversificado requer que os professores saibam diferenciar seu ato pedagógico e diferenciar sua atuação de acordo com o perfil de cada aluno ou turma específica. Necessitam de saber como intervir face às diferenças entre os alunos de uma mesma turma. Daí o conceito de professor generalista que, para além da formação específica no domínio dos conhecimentos da sua área de docência, deve ser capaz de adequar as estratégias de ensino à especificidade dos seus alunos. Este aspecto tem a ver com a capacidade de adoção de mecanismos de diferenciação pedagógica e a tal flexibilidade que permita atender às diferenças individuais

O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras. O aluno, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias e disciplinas importantes para o currículo escolar. A escola passa a ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o seu futuro. A aprendizagem centra-se nas diferenças individuais e na capacitação do aluno para torná-lo um usuário independente da informação, capaz de usar vários tipos de fontes de informação, ambiente virtual e meio de comunicação eletrônica.

Sabemos que os nossos estudantes se desinteressam das aulas quando seu papel é somente o de ouvinte. Precisamos dar voz a eles, oferecendo oportunidades de aprendizagem significativas e que os motivem.O professor ocupará o papel de um orientador e o aluno como ativo e responsável pela condução da sua aprendizagem.==Acreditamos que as tecnologias da informação e comunicação podem ser grandes aliadas no processo de autoria e protagonismo de nossos estudantes. As que permitem compartilhar a criação e construção por meio da internet.==

De todos os itens mencionados e discutidos até aqui, o papel do professor sem duvida é o mais preocupante. A falta de preparo e conhecimento tecnológico, das novas ferramentas e uso das mesmas, implica diretamente na aprendizagem de nossos alunos de hoje.

As ações que o progetec juntamente com a ajuda do NTE Regional é sempre estarem repassando sugestões, trabalhando juntos na prática pedagógica, cursos que possam trazer novas ideias e ampliar horizontes e também o estímulo para que possam buscar novas ferramentas.

Olá, Raul!

A questão da integração da escola em projetos comuns, realmente não é muito fácil, observando suas justificativas, mas acredito que a escola deve aproveitar os momentos de reuniões pedagógicas para estas questões, senti falta de você responder as perguntas baseadas na realidade da sua escola, porém enfatizo que seu trabalho é realmente de tentar despertar nos professores o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem, em projetos ou atividades. Acredito também ser de extrema importância que o PROGETEC participe e dê sugestões nos projetos desenvolvidos pelos professores, pois vocês já têm uma visão muito mais ampla dos usos das tecnologias para poder ajudá-los.
Prof. Mercedes
E. E; Eduardo Perez
PROGETEC: Graziela Salles

Os professores procuram ficar integrados em todos os projetos com a Interdisciplinariedade, exemplo a feira de alimentação e Amostra de conteúdos e Feira do conhecimento, pequenos projetos entre professores regentes e professores de arte, raciocínio lógico, produções interativas e educação física, realizando interações para alcançarem objetivos;

Aqui na escola a maioria dos projetos são desenvolvidos com interdisciplinaridade, os professores na hora atividade se reúnem (quando possível) para discutir as etapas do projeto e como entrelaçar os conteúdos, ao final de cada projeto fazemos apresentações na escola. Registramos e publicamos em redes sociais;

Ao longo de todo o ano letivo os professores trabalham com diversos perfis de estudantes. Pensando nisso a coordenação e a direção escolar reuniram- se com os professores e as tecnicas da NUESP para discutir e desenvolverem atividades e projetos diferenciados para acolher da melhor maneira todos os alunos que frequentam este espaço.

Sim, os ambientes são utilizados, durante o ano são utilizados os recursos midiáticos no dia a dia da escola, e obtivemos duas oficinas nesse ano de 2015 oferecidos pelo NTE- Regional que foram extremamente proveitosos (Jogos e Gamificação e Ferramentas de autoria I), os professores tem utilizado os jogos e ja pensando em um projeto para o ano que vem utilizando Ferramentas de autoria e desenvolvendo atividades diferentes na STE.

Sabemos que todas as atividades necessitam que o aluno seja autor (protagonista), ainda não alcançamos esse objetivo por completo, porém através das oficinas ofertadas seja pelo NTE-Regional o pela SED a maioria dos professores tem repensado em sua prática e visto que atualmente é importante a autoria do aluno para que as aulas sejam mais atrativas e interessantes. Acredito que apesar de ainda não ter sido alcançado, mas estamos no caminho certo.

A elaboração dos projetos por escrito, pois na maioria das vezes os professores não escrevem o projeto antes da execução.

Acredito que com o apoio da direção e coordenação em cobrar a escrita, o progetec poderá auxiliar melhor os professores com sugestões de recursos tecnológicos e midiáticos, alem de pré agendar as aulas na STE e laptop com melhor antecedência e nas datas precisas;
Olá, Graziela!

Pelos seus relatos posso perceber que os professores estão fazendo no caminho para as inovações, que bom que você tem valorizado as formações e enfatizo que seu trabalho é realmente de tentar despertar neles o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem, em projetos ou atividades. Como você mesma relatou a escrita dos projetos são uma questão a melhorar, acredito também ser de extrema importância que o PROGETEC participe e dê sugestões nos projetos desenvolvidos pelos professores, pois vocês já têm uma visão muito mais ampla dos usos das tecnologias para poder ajudá-los.
Prof. Mercedes

E.E.Antônio Nogueira da Fonseca - Terenos/MS

Progetec: Nayane Mertens

A interdisciplinaridade e integração ocorrem frequentemente, mas principalmente nos anos iniciais, o qual os professores tem um contato mais direto entre os regentes e os das disciplinas afins. Do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ocorrem de uma forma mais acanhada, devido os horários alternados e serem diversas disciplinas, mas mesmo assim não deixam de se interagirem.

A maioria dos projetos desenvolvidos ocorre a interdisciplinaridade e nas metodologias dos projetos e até mesmo das atividades são utilizados diversos recursos tecnológicos, tais como: filmadora, câmera, Rádio Escola, entre outros, onde os mesmos resultam em produção do aluno com melhor aprendizado.

Durante os projetos procuramos integrar todos os alunos, não o obrigando de fazer algo que não tem domínio, mas sim de participar. Tenho um exemplo com o Projeto da Rádio Escola, não são todos que gostam de falar no microfone, assim também tem os que não gostam de mexer com a parte técnica e até mesmo escrever o roteiro. Sendo assim, utilizamos o domínio de cada um, mas fazendo uma rotatividade nas funções. Deixando com que todos passam em todas as etapas.

A maioria dos professores tenta inovar suas aulas, utilizando diferentes espaços da escola, tais como pátio, sala de tecnologia e até mesmo laptops/netbooks na sala de aula mesmo. Mas além desses espaços físicos, utilizam as ferramentas online como forma de interação, tais como o Facebook, Geogebra, Google Drive e etc.

A partir do Curso de Autoria, os professores tiveram um olhar diferenciado em relação a autoria do aluno. Sendo assim, muitos já estão utilizando as ferramentas do Google Drive em suas aulas. E nas séries iniciais ocorre muita produção de texto, histórias em quadrinhos utilizando os laptops para que cada aluno seja autor.

A meu ver a dificuldade que encontramos é a aceitação para desenvolver projetos com as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Mas aos poucos estamos “caminhando”. Eu como Progetec, sempre trago sugestões de atividades a serem trabalhadas com o uso das Tecnologias, tentando quebrar este paradigma. Não precisa ser um projeto complexo, que seja um simples, mas com qualidade trabalhando a interdisciplinaridade.

Olá, Nayane!

Pelos seus relatos posso perceber que os professores estão fazendo uso de inovações para atender a uma aprendizagem adequada aos alunos, enfatizo que seu trabalho é realmente de tentar despertar neles o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem, em projetos ou atividades. Acredito também ser de extrema importância que o PROGETEC participe e dê sugestões nos projetos desenvolvidos pelos professores, pois vocês já têm uma visão muito mais ampla dos usos das tecnologias para poder ajudá-los.
Prof. Mercedes
E.E José Alves Quito extensão sala Francisco Nogueira Sobrinho
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo
A cada dia mais os docente da extensão da Escola estadual José Alves Quito estão trabalhando de maneira interdisciplinar, somos apenas cinco professores sendo assim o diálogo e o contato é mais frequente.
Geralmente a maioria dos projetos são utilizados os recursos tecnológicos.
Dentre os vários objetivos de um projeto, um deles é valorizar os diferentes perfis de cada aluno, evidenciando potencialidades.
Sim. E Geralmente isso chama a atenção do aluno e estimula o mesmo a participar das atividades, principalmente gravações de áudio e vídeo.
Sempre procuramos priorizar essa situação o aluno como protagonista e autor, nas produções de slides, nos textos colaborativos no google docs, etc.
Temos poucos projetos na escola, tenho enquanto progetec procurado estimular o desenvolvimento de mais projetos, sempre apresentado as potencialidades dos recursos tecnológicos aos professores regentes.
Olá Giliarde!
O trabalho pela metodologia de projetos, valoriza ainda mais a autoria além de promover a interação, interdisciplinariedade e motivação para o aprendizado significativo.Continue estimulando aos professores principalmente com uso dos ambientes interativos para estimular cada vez mais a autoria tanto dos professores como dos alunos.
Profª Marília
E.E.Profª Catarina de Abreu
Progetec: Charlaine Volpato
A nossa equipe é muito unida, uma situação lançada é acolhida por todos, nesse momento estamos desenvolvendo um Sarau Literário, sugerido pela profª Sueli, quando a proposta chegou para a coordenação de imediato foi bem aceita e repassada para os colegas. A interdisciplinariedade é uma característica da nossa equipe.
Na maioria dos projetos desenvolvidos, utilizamos diversos recursos como: filmadora, câmara fotográfica, celular, data show, computadores. o material é confeccionado pelos alunos ampliando assim o seu conhecimento.
A ideia é lançada pelos professores, tornando assim o aluno autônomo de suas decisões para que produza o melhor, eles tem a liberdade de direcionar suas apresentações de acordo com sua personalidade. Todo trabalho feito com liberdade de expressão é muito melhor do que alo engessado.
Alguns professores utilizam em suas aulas ambientes interativos como simuladores, jogos on line,blog do profº Warles, Edmodo, Facebook,WhatsApp software de aprendizagem (como por exemplo: Kimplot e Geogebra).
O protagonismo dos nossos alunos fica nítido a partir de atividades ludicas como filmagens e animações. trabalhos escritos em grande maioria os professores tem que ficar atentos pois muitos copiam do google e colam comprometendo assim o seu aprendizado.
Na escola temos um pouco de dificuldade com alunos das series iniciais, devido a falta de domínio das maquinas. Nos anos finais do fundamental II o trabalho ja flui melhor, desde que envolvam desafios, ha uma competição saudável entre eles, onde cada atividade "preciso ser melhor do que meus colegas". trabalho em contra turno com eles, orientando os a produzirem filmagens e slides com materiais pesquisados.
Olá Charlaine
Que bom que nossos colegas professores de sua unidade priorizam trabalho feito com liberdade de expressão, concordo com você quando diz que assim é muito melhor do que engessado. Quanto á problemática de alunos que copiam do google e colam comprometendo assim o seu aprendizado, sugiro a você que sejam feitos sempre pesquisas direcionadas com questões norteadoras , isso levará o aluno a pensar mais e consequentemente aumentará sua capacidade de autoria minimizando assim esse hábito hoje tão arraigado de nossos alunos. Vejo pelo acompanhamento que faço de sua escola que vocês estão no caminho certo.
Abraços
Izabel
E.E. Kopenoti Professor Lúcio Dias

Progetec: Eliziel
A interdisciplinaridade ocorre de maneira frequente na minha escola é uma caminho que tem muito a contribui. A interdisciplinaridade e um processo de integração, um trabalho conjunto que deve envolver todos os educadores.
os professores utiliza diversos tipos de metodologia na tentativa de transformar informação em aprendizagem e conhecimento: na maioria das vezes os projetos são desenvolvido com ajudo dos recursos da tecnologia.
A equipe escolar a todo momento tem procurado trabalhar como diferentes perfil de alunos estimulando uma participação ativa de todos. Onde sempre o professor valoriza o aluno, respeitando a capacidade e o espaço de cada aluno.
Os professores procurado criar novos ambientes de aprendizagem que colabore para o desenvolvimentos dos educando, assim os professores utilizam de estratégia didática tais como;, Jogos online, passeios, além de diversas atividade extra classe que favorece o aprendizado dos alunos.
Os alunos já são protagonistas no processo de aprendizagem. Pois a escola tem envolvido seus alunos na realização do projetos educacionais.
um dos fatores que considero critico e a baixa velocidade na internet, pois em nossa escola a internet tem substituída a biblioteca que por sua vez não temos também.

Acredito eu como progetec tenho incentivado e auxiliado o corpo docente da minha escola em relação ao uso da tecnologia.
Olá Eliziel
O estímulo a uma participação ativa de todos os alunos é realmente um grande incentivo ao protagonismo deles em seu processo de aprendizagem. Cabe a nós enquanto educadores levá-los ao domínio dos recursos que já integram seu cotidiano, sensibilizando-os e fazendo a ponte entre eles e o conhecimento. Quanto ao ponto Crítico citado por você da lentidão na internet, uma das forma de tentar contornar é disponibilizar os conteúdos a serem trabalhados of line. Pelo acompanhamento que faço de sua escola percebo que vocês estão no caminho certo
Abraços
Izabel
E.E. Delfina Nogueira de Souza

Progetec: Adilson
Em nossa escola os professores trabalham com os alunos atividades interdisciplinar, procurando envolver todos no desenvolvimento dos projetos escolares.
Nos projetos escolares, utilizamos diversos tipos de recursos disponíveis na escola, tais como; aparelhagem sonora, microfones, STE, notebook, camera fotográfica, etc.
No desenvolvimento dos projetos, procuramos envolver todos os alunos. Em nossa escola temos professores que dão suportes aos professores regentes que possuem alunos especiais. Temos a sala de recursos multifuncionais onde são utilizados computadores com recursos especiais para usuários especiais. O aluno participa efetivamento de acordo com a capacidade, liberdade e limitação que cada um possui.
Os professores utilizam de os recursos disponíveis na internet, tais como jogos educativos on-line, plataforma Moodle, facebook, whatsapp. Também são utilizados os espaços físicos da escola, como o pátio para apresentações culturais para a comunidade escolar em datas comemorativas, com danças, músicas, teatro. A sala de vídeo é outro recurso bastante usado não somente por professores, na exposição de aulas, tornando-se mais didáticas com imagens e aúdio, mas também pelos alunos, onde esses expõem suas produções.
Temos vários projetos em que o aluno é autor de seu conhecimento, criando pequenos livros de contos, historinhas, poemas. Projetos relacionados ao meio ambiente, semana da Pátria, anti-tabagismo. Os alunos a partir de pesquisas produzidas com o auxílio da internet, confeccionam cartazes, elaboram textos etc.
A internet, apesar de ter uma velocidade razoável, ainda não atende a demanda do numero de computadores, cai muito a conexão. A utilização de simuladores on-line, torna-de quase que inviável, pois geralmente não se executa quando em flash player.Outro fator relevante é a falta de uma biblioteca. Alguns professores tem um pouco de resistência quanto ao uso das tecnologias
Olá Adilson!
Uma internet de qualidade é o que todos almejamos.Quanto a autoria de nossos alunos, precisamos propiciar atividades onde tenham a possibilidade de trabalharem colaborativamente em ambientes interativos favorecendo o protagonismo dos alunos e professores.
Profª Marilia
Escola Estadual Antônio Valadares- Extensão Patagônia
Progetec Andréia dos Santos Ribeiro
Os professores sempre procura integrar e interagirem constantemente em todos os projetos com a Interdisciplinariedade,onde foi elaborado esse ano vários projetos internos, cujo abrange todas as disciplinas onde todos docentes estão envolvidos para alancarem seus objetivos e suas metas
;
A maioria dos projetos desenvolvidos ocorre a interdisciplinaridade e nas metodologias dos projetos e até mesmo das atividades são utilizados diversos recursos tecnológicos, tais como: filmadora, câmera,e outros.
O professor é um dos responsáveis, através de suas metodologias, em transformar informações em aprendizagens e conhecimentos, indo além da mera transmissão de informações.
Onde os mesmos resultam em produção do aluno com melhor aprendizado.
Os projetos elaborados Procuramos incentivar a participação dos alunos em todas atividades, sempre respeitando as preferências, limitações e potenciais de cada aluno.
Sim estes trabalhos envolvem toda a escola ambiente pois são pesquisados e apresentados com os recursos disponíveis, a todos nas mais diferentes disciplinas e dentro de seus conhecimentos específicos visando melhores produções e atividades individual ou em grupo.

A partir do Curso de Autoria, os professores tiveram um olhar diferenciado em relação a autoria do aluno. Sendo assim, muitos já estão utilizando as ferramentas do Google Drive em suas aulas outros audacity e muitos mapas conceituais

A meu ver a primeira dificuldade que encontramos é a falta da internet para desenvolver projetos com as turmas do Ensino Médio. Mas aos poucos estamos mostrando que nem tudo se vive da internet usamos muitos ferramentas off line .Eu como Progetec, sempre trago sugestões de atividades a serem trabalhadas com o uso das Tecnologias, tentando quebrar este paradigma. Não precisa ser um projeto complexo, que seja um simples, mas com qualidade trabalhando a interdisciplinaridade.
Olá, Andréia!

Pelos seus relatos posso perceber que os professores estão fazendo o possível para atender a uma aprendizagem adequada aos alunos, enfatizo que seu trabalho é realmente de tentar despertar neles o entendimento e a ação de iniciar os trabalhos com pesquisas e produções que façam o aluno a reconstruir conhecimento e favorecer a aprendizagem, em projetos ou atividades.
Prof. Mercedes
Escola Estadual Antonio Coelho
PROGETEC: Adam Felipe da Silva Souza
Nova Alvorada do Sul.
Na nossa escola esse trabalho acontece principalmente no desenvolvimento de projetos que envolvem a participação geral da escola, como feira cientifica e sarau literário.
muitos professores alegam que nao conseguem elaborar esse tipo de atividade devido ao tempo e ao currículo imposto.
Neste aspecto vejo que nossa escola ´precisa melhorar ainda.
Quando esses trabalhos interdisciplinares acontecem são geralmente voltados para a questão ambiental, pesquisa e experimentos.
Os professores geralmente trabalham da seguinte forma:
professores da área de linguística trabalham com elaboração de textos, na área de exatas com gráficos e estatísticas, na área de humanas com o impacto causado na sociedade pelo assunto abordado, a área de ciências da terra fica responsável pela elaboração de experimentos e relatórios científicos. Todo esse processo ocorrendo dentro de um único projeto e abordando todas as disciplinas.
Infelizmente esta é uma realidade que ainda não temos. Mas é algo que ja esta sendo trabalhado para ser inserido no próximo ano através de alunos que farão projetos de pesquisa em contra turno gracas a uma parceria feita entre a escola e UFMS - de campo grande, que ja nos beneficiou com quatro bolsas de pesquisa da fundect.
Assim esperamos comecar a mudar o nosso modelo de ensino, transformando nossos alunos em pesquisadores e nossos professores em orientadores.
Nossa escola possui alguns ambientes que proporciona o professor a fazer este tipo de atividade, como a sala de vide-o, a ste, a sala interativa onde os alunos podem tanto ler, assistir videos, jogar jogos educativos de tabuleiro na área de línguas e matemática.
E nossos professores usam esses espaços frequentemente tentando despertar cada vez mais o interesse do aluno
São poucos os professores que trabalhão neste aspecto aqui na escola, infelizmente essa é a nossa realidade. Há poucos trabalhos realizados nas áreas de produção interativa e literatura nos demais raramente vemos. O que vemos são apenas copias.
Mas como disse antes, esta é uma realidade que esta prestes a mudar devido as nossas recentes parcerias para iniciar os projetos de pesquisa em contra turno, pois com este projeto o aluno terá a oportunidade de criar e pesquisar o que ele realmente deseja e não algo imposto pelo professor em sala de aula.
O ponto critico de nossa escola é tornar o aluno o protagonista, tornar ele autor e não um mero copista.
Como progetec tenho o papel de auxiliar a coordenação e a direção ha procurar maneiras de melhorar o ensino aprendizagem na escola de modo a irmos deixando de lado a aprendizagem mecânica e começarmos a implantar a aprendizagem significativa.
Como progetec procuro participar de capacitações, palestras e reuniões para trazer este conhecimento a minha escola .Também elaboro projetos para ser trabalhados com os alunos,pois nao posso cobrar dos professores algo que eu nao faço, e frequentemente dou sugestões de metodologias diversificadas, corro a atrás de parcerias para melhorar no ensino. Reflexo desse processo é nossa parceria fechada com a UFMS, onde conseguimos trazer para escola, oficinas, palestras e reuniões sobre o ensino a pesquisa, onde não só os professores participam mas também os alunos.
Desta maneira conseguimos implantar essa nova metodologia aos poucos em nossa escola, e assim iremos passo a passo transformando nossos alunos em protagonistas, em pesquisadores. Pois a escola foi feita para o aluno se destacar e nao o professor.
Olá Adam!
O ponto a ser atacado como você bem disse é o protagonismo do aluno.O trabalho do PROGETEC é muito importante para que este quadro mude.A pesquisa é um meio de aprendizagem que favorece a autoria quando bem trabalhada .É ótimo terem a oportunidade de fazerem parcerias que desenvolvam práticas desta natureza.O incentivo do uso das ferramentas de autoria que temos hoje a nossa disposição é também uma sugestão que pode ajudar a professores e alunos se tornarem protagonistas.
Profª Marília
Escola Estadual Eduardo Batista Amorim
PROGETEC: Rafael Santos da Cruz
Na escola Eduardo Batista Amorim a interdisciplinaridade acontece na maioria das vezes no desenvolvimento de projetos na escola, um exemplo foi o projeto do meio ambiente aonde os outros professores trabalharam os temas: desperdício, história de alguns alimentos, cálculos, etc.
Na Escola Eduardo Batista Amorim os projetos são desenvolvidos seguindo as seguintes metodologias: Professores de língua portuguesa geralmente ficam responsáveis pela parte de leituras, produções e interpretação de textos, os outros professores se dividem de acordo com a sua displina ou que se aproxima mais.
Procuramos sempre incentivar e despertar o interesse nos alunos, respeitando suas diferenças e níveis. Isso tudo só ocorre graças boa comunicação entre os professores.
É feita a utilização do pátio, quadras, área aberta (gramado) e aos pouco os professores estão introduzindo os ambientes virtuais, como facebook, blogs e plataformas.
Estamos trabalhando firme no conceito do aluno autor, tanto alunos como professores possuem muita dificuldade em trabalhar com autoria, produção.
A maior dificuldade é fazer nosso alunos serem pesquisadores, autores, muitos são copistas. Depois do encontro do curso P.I, estamos orientando os professores a não aceitarem cópias de trabalhos. Uma ideia que surgiu e está dando efeito e a diminuição de trabalhos para casa e a utilização dos ambientes da escola para desenvolver esses trabalhos. Ex: Biblioteca e sala de tecnologia.
Olá Rafael!
A autoria tanto para professores como para os alunos promove aulas mais interessantes valorizando o conteúdo aprendido pelo aluno. Continuem trabalhando para que a autoria seja prática comum entre eles.Sugira o uso de recursos, ferramentas e demais dispositivos digitais que favoreçam a autoria.
Profª Marília
José Alves Ribeiro PROGETEC Rosiley Alves
Os professores sempre elaboram/desenvolvem projetos interdisciplinares, um exemplo disso é o Projeto Leitura na EEJAR que envolve toda a Escola.
A maioria dos professores envolvidos em ações interdisciplinares recorrem aos recursos tecnológicos existentes na escola. É claro que cada um recorre àquele que tem maior segurança.
As ações são lançadas em conjunto pelos professores envolvidos, dando autonomia aos alunos quanto a escolha e uso do recurso a ser utilizado, buscando assim a participação ativa de todos e mediando esse processo para que a aprendizagem ocorra de forma satisfatória.
Os professores utilizam ambientes para interação entre professor/aluno e também os pais. a divulgação de atividades desenvolvidas são divulgadas nos blogs e principalmente noFacebook.
A maior dificuldade encontrada é fazer com que o aluno produza. Mesmo utilizando as Redes Sociais que tanto chama a atenção dos mesmos, a participação/autoria deles é muito abaixo do esperado.O vício do Ctrl C e Ctrl V está sendo um entrave muito grande nesse sentido.
A autoria é a maior dificuldade enfrentada aqui na EEJAR. Sabemos que a aprendizagem ocorre quando o aluno participa ativamente das atividades, mas são poucos que desenvolvem com comprometimento e dedicação necessários para que essa aprendizagem ocorra efetivamente. Como PROGETEC cabe a persistência e também a divulgação como"prêmio" para aqueles que se dedicam. Quem sabe assim os demais se motivem para a próxima atividade?!
Olá Rosiley!
Sua reflexão envolve um aspecto muito importante do uso das tecnologias digitais para promoção da aprendizagem: a autoria. É importante lembrar que somente professores autores formarão alunos autores! O hábito do “copia e cola” infelizmente, muitas vezes, reflete a metodologia utilizada pelo professor, que privilegia a transmissão da informação em detrimento da construção do conhecimento. Essa é uma reflexão importante para nós, que atuamos no acompanhamento e orientação desses professores! Uma das formas de estimular a autoria de professores e alunos é a metodologia de projetos de aprendizagem. Por essa razão é fundamental que nos projetos desenvolvidos no contexto da escola sejam inseridas atividades que estimulem a produção individual e coletiva. No projeto de Leitura por exemplo, uma opção é a produção de e-books ou audiobooks.
Prof. Dirce.
EE Delfina N. de Souza – Extensão PANA
PROGETEC: Aparecido Rodrigues Santana
Em nossa escola que se encontra na construção na efetivação na proposta da educação do campo os educadores campeiam desenvolver alguns conteúdos/temas integrados flexibilizando os horário das aulas na utilização dos espaços disponíveis no ambiente.
Procuram melhorar a interdisciplinaridade não só entre os docentes, mas também entre os discentes na busca de uma melhor relação/compreensão dos projetos. A metodologia mais usada é leitura, interpretação de textos e gráficos,
Pesquisas, confecção de cartazes e maquetes, elaboração de slides, apresentação de seminários.
Além disso, procuram utilizar um trabalho de forma que consigam valorizar os diferentes perfis usando os espaços por eles ocupados na família, na igreja, na associação, na sociedade e outros.
Também procuram usar as tecnologias e mídias de comunicações virtuais disponíveis na escola de forma integrada aos seus planejamentos para promover aulas mais participativas e menos expositivas aproximando-os e, procurando sensibilizar os educandos a usarem ferramentas de autoria para a construção de seu próprio conhecimento.
Valorizam a intervenção social dos estudantes em benefício de sua comunidade, cidade, estado e país possibilitam o exercício da cidadania e criam situações reais e concretas que possam despertar o interesse e a motivação dos discentes para aprender cada vez mais, mas de forma que seja um aprendizado significativa.
Incentivar a STE mesmo não tendo o acesso à internet através de programas de uso em off.
A elaboração da tabela de dados.
Continuar demostrando e motivando educadores e educand@s quanto o uso dos recursos registrar e incentivar os trabalhos desenvolvidos e como anteriormente estar proporcionando oportunidades de exposição dos trabalhos, nas noites culturais e ou semanalmente deixando assim toda a autonomia e autoria para os educandos.
Olá Aparecido,
devemos ter o firme propósito de trabalhar para que cada vez mais a autoria dos nossos alunos nas atividades planejadas pelos professores regentes sejam melhor e com mais frequência durante as aulas.Apresentou boas ações que vem desenvolvendo na sua escola para melhorar o desempenho pedagógico , mas não citou na sua reflexão quais dos itens avaliados são os pontos críticos .
Prof Marília
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ ESPAÇO FECHADO PARA NOVAS CONTRIBUIÇÕES (EM: 18/11/2015). @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Nesta unidade escolar os projetos a serem trabalhados são definidos todo inicio de ano, sendo que a maioria envolve todas as disciplinas. Neste mês de novembro estamos trabalhando com o Projeto Feira Literária.

Alguns professores trabalham em conjunto e outros individualmente, utilizando os recursos existentes na escola, como as tecnologias, cartazes, produzindo teatros, músicas, poesias, slides, etc.Tudo que é produzido pelos alunos é exposto e apresentado no dia da culminância do projeto.
Todo o trabalho é desenvolvido de acordo com os alunos de cada sala, tendo sempre em vista as dificuldades e procurando sempre arrumar métodos e soluções diferentes para que todos participem ou de uma forma ou de outra sem distinção.
Sim, os professores utilizam todo espaço físico existente na escola, como pátio, quadras de esporte, biblioteca, sala de vídeo, sala de tecnologia, pátio cívico entre outros. A interação ocorre também através do facebook da escola, do blog, do ambiente moodle, e-mails e temos alguns professores possuem grupos no whatsApp.
A maioria dos alunos em nossa escola são autores de seus trabalhos, como teatros, músicas, pintura de telas, apresentação de slides, criação de paródias. Sempre tendo o professor como orientador.São poucos os alunos que tem resistência em participar.
Uma dificuldade é o uso das tecnologias, porque nem sempre a internet ajuda na hora de pesquisar ou entrar em um site interativo, desta forma o professor não consegue atingir o objetivo esperado.
Procuro estar sempre presente auxiliando os professores com algumas sugestões, como por exemplo salvar o conteúdo e mostrar em forma de slide, caso a internet não funcione.